Vários participantes da PASTORAL DA DIVERSIDADE SEXUAL (PDS), da Paróquia de São Felipe da Igreja Anglicana, participaram da Parada do Orgulho LGBT de Goiânia, realizada no dia 4/set/2011.
Como nos últimos dois anos, estivemos com uma faixa com os dizeres "A IGREJA ANGLICANA APÓIA A PARADA DO ORGULHO LGBT DE GOIÂNIA".
Muitos participantes da parada, ao olharem para a faixa, ficavam admirados, outros entusiasmados aplaudiam. Muitos também fotografavam a faixa ou faziam poses para fotos junto a ela. Várias pessoas nos perguntavam sobre a Igreja.
O que sempre notamos, com a nossa participação enquanto PDS com a faixa de apoio ao movimento, é que as pessoas LGBT se empolgam com nosso ato de solidariedade, ou até estranham que uma Igreja Cristã apóie o movimento da Parada... Isto demonstra como as pessoas LGBT são órfãs da religião cristã...
A Religião Cristã, com suas várias seitas católicas e protestantes, tradicionalmente excluem e demonizam as pessoas LGBT, não reconhecendo que elas também são filhos e filhas de Deus. Entretanto, nos últimos anos, com novas correntes teológicas dentro do cristianismo, várias denominações cristãs no Canadá, Estados Unidos e Europa tem mudado sua opinião e estão acolhendo as pessoas LGBT e reconhecendo sua dignidade humana e filiação divina. No Brasil, a Igreja Episcopal Anglicana (IEAB) foi a primeira (e única) dentre as denominações cristãs a aceitar as pessoas LGBT e reconhecer que a homossexualidade e a transexualidade não é pecado, mas dom de Deus, como a heterossexualidade.
Nesse novo movimento teológico, várias comunidades da IEABno território brasileiro tem lançado a PDS (as vezes com outros nomes) como um trabalho pastoral de alcance das pessoas LGBT, promovendo inclusão social e religiosa. Por isto, a PDS em Goiânia, desde sua existência, tem participado da Parada do Orgulho LGBT com uma faixa de apoio ao movimento.
As pessoas LGBT não precisam se sentir órfãs: Deus é Pai e Mãe de todos, de heterossexuais, de homossexuais, de bissexuais, de travestis e de transexuais. Deus é criador, criou todas as coisas e toda a Diversidade que existe no universo, inclusive a diversidade sexual. Jesus está de braços abertos, esperando que o abracemos. Ele nos ama. Deus é amor, e onda há amor, ali está Deus.
Se outras denominações cristãs brasileiras, por incompreensão da essência da bíblia e dos evangelhos, não reconhecem que Deus é amor e ama e aceita as pessoas LGBT, como ama e aceita as pessoas heterosssexuais, pelo menos há uma alternativa: a PDS e a IEAB.
Jesus tinha um evangelho radical e transformador. Através do amor incondicional, Jesus lutava contra toda forma de intolerância e farisaísmo, lutava contra toda forma de exclusão e desigualdade, lutava contra toda forma de acúmulo de bens e de atos que geram morte. Jesus lutava pela Vida em abundância. Jesus, se estivesse entre nós em carne e osso hoje, com certeza estaria nas Paradas LGBT, nos movimentos dos Sem-Terra, nos movimentos dos Sem-Teto, nas Marcha das Margaridas, nas Marchas pelos Direitos Humanos.
Como igreja inclusiva, totalmente fundamentada no evangelho radical de Jesus, a IEAB também participa e apóia essas marchas e lutas.
Veja agora videos e fotos da Parada do Orgulho LGBT de Goiânia / 2011: