terça-feira, 29 de março de 2011

PREMIADOS NO OSCAR GAY

CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR MELHOR
  Um dos símbolos mais antigos é o triângulo rosa, que foi originalmente utilizado nos campos de concentração nazi para identificar os prisioneiros homossexuais. Aqueles que fossem judeus e homossexuais (considerados o pior nível de prisioneiros) deviam levar um triângulo rosa com outro de cor amarela. Em ambos casos, deviam usar esta insígnia sobre o peito, cosido na sua roupa. Estima-se que cerca de 220.000 gays e lésbicas morreram junto aos seis milhões de judeus que os nazi exterminaram nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Por esta razão, a partir de 1970 o triângulo rosa utilizou-se tanto como um símbolo identificativo para recordar as atrocidades sofridas pela comunidade homossexual durante a perseguição nazi, como para representar a união do movimento homossexual.

Os nazis associaram a "mulheres indesejáveis" ou "anti-sociais" incluindo às lésbicas, um triângulo negro invertido. Algumas lésbicas hoje em dia utilizam este símbolo como representação daquele massacre, de igual forma ao que os homens homossexuais (gays) fazem com o triângulo rosa. clique aqui para saber mais sobre...

and oscar go to...
A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) em Goiânia (Paróquia de São Felipe e nosso Reverendo Elias Mayer Vergara) foram premiados pelo Grupo Gay Bahia (GGB) com o troféu Triângulo Rosa devido à criação da Pastoral da Diversidade Sexual (PDS). A premiação do Oscar Gay (21ª edição), do GGB, é voltada para apontar pessoas e entidades que promovem os direitos humanos de pessoas LGBT's, através do Troféu Triângulo Rosa, e também para apontar as pessoas ou entidades que são homofóbicas, através do premio Pau de Sebo.                    

Ficamos muito felizes pelo reconhecimento da PDS por ONG's que lutam pelos direitos humanos. Essa é uma luta também da IEAB: promoção da vida de todas as pessoas, não importando sua origem, raça, credo, orientação sexual, identidade de gênero, nível social, nível cultural. Todas as pessoas são filhas e filhos de Deus, devendo ser amados e respeitados em sua dignidade humana e divina.

Parabéns para todos as/os participantes da PDS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário