terça-feira, 6 de setembro de 2011

Participação da PDS na PARADA DO ORGULHO LGBT DE GOIÂNIA - EDIÇÃO 2011





Vários participantes da PASTORAL DA DIVERSIDADE SEXUAL (PDS), da Paróquia de São Felipe da Igreja Anglicana, participaram da Parada do Orgulho LGBT de Goiânia, realizada no dia 4/set/2011.

Como nos últimos dois anos, estivemos com uma faixa com os dizeres "A IGREJA ANGLICANA APÓIA A PARADA DO ORGULHO LGBT DE GOIÂNIA".

Muitos participantes da parada, ao olharem para a faixa, ficavam admirados, outros entusiasmados aplaudiam. Muitos também fotografavam a faixa ou faziam poses para fotos junto a ela. Várias pessoas nos perguntavam sobre a Igreja.

O que sempre notamos, com a nossa participação enquanto PDS com a faixa de apoio ao movimento, é que as pessoas LGBT se empolgam com nosso ato de solidariedade, ou até estranham que uma Igreja Cristã apóie o movimento da Parada... Isto demonstra como as pessoas LGBT são órfãs da religião cristã...

A Religião Cristã, com suas várias seitas católicas e protestantes, tradicionalmente excluem e demonizam as pessoas LGBT, não reconhecendo que elas também são filhos e filhas de Deus. Entretanto, nos últimos anos, com novas correntes teológicas dentro do cristianismo, várias denominações cristãs no Canadá, Estados Unidos e Europa tem mudado sua opinião e estão acolhendo as pessoas LGBT e reconhecendo sua dignidade humana e filiação divina. No Brasil, a Igreja Episcopal Anglicana (IEAB) foi a primeira (e única) dentre as denominações cristãs a aceitar as pessoas LGBT e reconhecer que a homossexualidade e a transexualidade não é pecado, mas dom de Deus, como a heterossexualidade.

Nesse novo movimento teológico, várias comunidades da IEABno território brasileiro tem lançado a PDS (as vezes com outros nomes) como um trabalho pastoral de alcance das pessoas LGBT, promovendo inclusão social e religiosa. Por isto, a PDS em Goiânia, desde sua existência, tem participado da Parada do Orgulho LGBT com uma faixa de apoio ao movimento.

As pessoas LGBT não precisam se sentir órfãs: Deus é Pai e Mãe de todos, de heterossexuais, de homossexuais, de bissexuais, de travestis e de transexuais. Deus é criador, criou todas as coisas e toda a Diversidade que existe no universo, inclusive a diversidade sexual. Jesus está de braços abertos, esperando que o abracemos. Ele nos ama. Deus é amor, e onda há amor, ali está Deus.
Se outras denominações cristãs brasileiras, por incompreensão da essência da bíblia e dos evangelhos, não reconhecem que Deus é amor e ama e aceita as pessoas LGBT, como ama e aceita as pessoas heterosssexuais, pelo menos há uma alternativa: a PDS e a IEAB.

Jesus tinha um evangelho radical e transformador. Através do amor incondicional, Jesus lutava contra toda forma de intolerância e farisaísmo, lutava contra toda forma de exclusão e desigualdade, lutava contra toda forma de acúmulo de bens e de atos que geram morte. Jesus lutava pela Vida em abundância. Jesus, se estivesse entre nós em carne e osso hoje, com certeza estaria nas Paradas LGBT, nos movimentos dos Sem-Terra, nos movimentos dos Sem-Teto, nas Marcha das Margaridas, nas Marchas pelos Direitos Humanos.

Como igreja inclusiva, totalmente fundamentada no evangelho radical de Jesus, a IEAB também participa e apóia essas marchas e lutas.


Veja agora videos e fotos da Parada do Orgulho LGBT de Goiânia / 2011:









3 comentários:

  1. 1 Coríntios 6:9-10
    Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?, Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os EFEMINADOS (liase HOMOSSEXUAIS), nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado como fundamentalistas bíblicos se esqueçeram que tambem usavam a bíblia para dizer a negros e índios que eles não eram dígnos do reino dos céus... Hipocritas e estupradores de bíblia aqueles que a usam para condenar ao invés de amar.

    ResponderExcluir
  3. Dizem amar a Deus mas odeiam seus irmãos?

    ResponderExcluir