quinta-feira, 7 de julho de 2011

INSTINTO ANIMAL

Todo tipo de preconceito e discriminação é f*da!


Os seres humanos são regidos por fortes instintos animais, dentre eles a formação de grupos sociais. Assim como entre várias espécies de mamíferos, os seres humanos formam grupos: famílias, clãs, comunidades, vilas, associações, sociedades, igrejas.

Uma vez pertencentes a um grupo, os seres humanos se identificam plenamente com o mesmo e o defendem “com unhas e dentes”, muitas vezes perseguindo, oprimindo, destruindo outros grupos. Lembra a luta da sobrevivência que existe entre os grupos de animais. E a vida, na natureza, depende disto, da formação de grupos. Isolado um animal muitas vezes não sobrevive, mas em grupo consegue viver e se sustentar.

Nessa animalidade, o grupo busca de toda maneira desenvolver-se e sobreviver, mesmo que seja às custas da exploração e morte de outros grupos. Num grupo o indivíduo zela pelos outros, ama os outros, morre pelos outros. Mas quando se depara perante pessoas de outro grupo, geralmente o despreza ou até persegue.

Podemos exemplificar bem isto: pensem num grupo familiar, constituído por uma mãe, chamada Eva, e um filho, chamado Erval. Eva é capaz de morrer pelo seu filho, de passar fome para garantir o alimento de seu filho. Mas Eva não está nem aí para o filho dos outros. O filho de uma estranha, que não faz parte da família de Eva, pode passar fome, frio, necessidades. Isto não importa para Eva, o que importa é que Erval não pode passar fome ou outras necessidades. Esse egoísmo é típico dos animais. Uma leoa não está nem aí para os filhotes de outra leoa, aliás é até capaz de comer esses filhotes estranhos. Mas seus filhotes ela defende com unhas e dentes, ela ama-os. Daí percebe-se que aquilo que convencionalmente é chamado amor materno, na verdade é apego derivado de instintos naturais e animalescos. Isto vale para qualquer tipo de grupo.

Hoje o ser humano não está mais submetido às revezes e intempéries da natureza. A humanidade desenvolveu maneiras espantosas de processar os recursos naturais e garantir a sobrevivência de todos. Mas os seres humanos continuam a formar grupos, seguindo seus milenares instintos, e rivalizando entre si. Afirmam a superioridade moral, intelectual etc., de seu grupo, em detrimento de outros. E nisto entra a religião!

Os vários grupos cristãos, sejam católicos, protestantes ou outros, costumam, cheios de soberba, afirmar sua superioridade, categorizando-se como os eleitos de Deus, e desprezando os outros grupos, especialmente aqueles que não seguem seus padrões morais.
Aí entra a HOMOFOBIA. Os grupos cristãos querem impor a todos os brasileiros sua religião e moral. Querem que as pessoas de outros grupos, mesmo não professando as mesmas crenças, sigam à força suas regras. Num estado democrático e laico, como o Brasil, querem negar direitos humanos básicos às pessoas LGBT’s.

Se Padres, pastores e outros religiosos acreditam que homossexualidade e transexualidade são pecaminosas, que eles se resguardem de cometer tais atos. Entretanto não podem impor um padrão comportamental a todos os brasileiros. E é isto que querem, tirar a liberdade das pessoas que não são de sua religião, querem impor essa religião à força, como fazia a Igreja Católica Romana na Idade Média.

Um ato sexual entre pessoas de mesmo gênero, adultas e responsáveis, não é crime, pois não prejudica ninguém, se há algum prejuízo é para elas mesmas. Entretanto perseguir, humilhar, cometer atos de violência verbal ou física contra pessoas devido à sua sexualidade é um ato criminoso. Mas a lei brasileira não contempla os crimes de ódio originados na homofobia e transfobia. E lideranças cristãs católicas e evangélicas lutam, junto aos parlamentares brasileiros, para que não haja a aprovação da PL 122, que exatamente criminaliza esses atos de ódio homofóbicos.

Essas mesmas lideranças acham um absurdo que o STF tenha identificado na constituição os direitos legais de casais homossexuais, reconhecendo-os como uma unidade familiar. Aí entra o problema da imposição. Tudo bem que esses grupos cristãos cataloguem a homossexualidade como pecado. Mas a partir disto negar direitos às pessoas LGBT é outra coisa. É instinto animalesco e falta de senso. Se esses cristãos pensam que homossexualidade é pecado, que eles o evitem. Mas eles deveria tem uma postura verdadeiramente cristã e cidadã de reconhecer que existem pessoas que não professam essa crença mas que tem essa sexualidade. Esses cristãos deveriam parar de comportar-se como os fariseus e saduceus que mataram Jesus porque tinham preconceito com ele, por ser pobre e Galileu. Antes, esses cristãos deveriam fazer como Jesus, defender os direitos de todos os seres humanos, não importando de qual grupo.

Num estado democrático e laico (ou seja sem religião oficial), os direitos da minorias devem ser equiparados aos direitos da maiorias. A maioria heterossexual tem direito de casar-se no civil, e por isto vários outros direitos são garantidos: pensão, herança, partilha de bens, etc. Por isto também os casais homossexuais deveriam também ter esse direito. Os grupos LGBT’s não querem interferir nas religiões, não querem ser aceitos à força pelos grupos cristãos. Mas apenas querem que o Estado garanta seus direitos humanos: direito ao casamento, direito a serem reconhecidos como unidade familiar, direito de serem protegidos de crimes de homofobia. As religiões poderão continuar pregando suas opiniões acerca da sexualidade, negando-se a fazer cerimônias de matrimônio entre pessoas de mesmo sexo, negando-se a receber pessoas LGBT’s como membros de seus grupos.

O que as pessoas LGBT’s querem é apenas viver em paz, coexistir pacificamente com outros grupos humanos, construir um Brasil mais justo e feliz, entretanto a cidadania não pode ser negada a ninguém, muito menos devido à sexualidade.

Os grupos cristãos fundamentalistas misturam religião e Estado em suas cabeças. Por eles o Brasil seria um país teocrático, pois assim imporiam sua religião à força. Percebe-se claramente o instinto animal egoísta de defesa de grupo e perseguição de estranhos. Cristãos, que deveriam ser mais livres de seus instintos e mais evoluídos, já que se consideram filhos de Deus, comportam-se como um animal qualquer, perseguindo pessoas que não são de seu grupo...

Um comentário:

  1. Graça e paz!
    Quando um maior numero de pessoas concordarem com o pensamento fundamental da Paz!

    ResponderExcluir